Marcos Roberto Silveira Reis, esse é nome do arqueiro que defendeu as cores do Palmeiras nos anos de 1992 a 2012, quando decidiu se aposentar, logo quando o elenco teve que se reapresentar no CT, sendo assim, o eterno camisa 12 anunciou sua aposentadoria de vez.
Desde 1990 a 1992, quando Marcos ainda jogava pelo Lençoense nas categorias de base, o goleiro já dava pinta de ter bons reflexos em ajudar a fechar o gol de sua equipe.
Até que em 92, o goleiro ganhou sua grande oportunidade ao ir para um grande time, a Sociedade Esportiva Palmeiras, onde lá, ganhou a fama no Brasil, na América, e no resto do mundo.
A fama de São Marcos, foi ganhando força, quando o então goleiro reserva na época, conseguiu sua titularidade na gol palmeirense, a partir de 1999, onde chegou a ganhar a Libertadores da América em pleno Palestra Itália e antes mesmo na semifinal, conseguiu fazer defesas épicas em uma batalha com o Corinthians no Morumbi, um grande feito do arqueiro, que 3 anos mais tarde, chamado por então seu técnico na conquista da Libertadores, Felipão, o chamou para defender as cores da Seleção Brasileira, onde pegou de tudo e mais um pouco, conseguindo se tornar um goleiro campeão mundial, o quinto título na história do Brasil em Copas do Mundo.
Porém, em 2002, Marcos também guarda péssimas lembranças, quando não conseguiu evitar o rebaixamento do Palmeiras rumo a Série B do Brasileiro.
A carreira de Marcos parecia ter ido do céu ao inferno em questão de meses, tanto que sua titularidade e a sua permanência no clube em 2003, foi colocada em cheque no clube, porém não aconteceu.
Os anos foram se passando, e Marcos, sofria com suas temíveis e dolorosas contusões, em 2007 se contundiu duas vezes, e sua carreira, quase perto do fim, foi tomando a cabeça dos palmeirenses, que não viam a hora de Marcos voltar a defender seu clube.
Em 2008, a volta por cima, com a conquista do Paulistão, colocou Marcos novamente em alta, completando 400 jogos no clube.
Mas foi em 2009, que Marcos, voltou a ser o São Marcos, em um jogo histórico contra o Sport Recife na Ilha do Retiro, pela Libertadores, o goleiro palmeirense defendeu 3 pênaltis e conseguiu levar o time para as quartas de finais da competição, porém não vingou com o título.
Depois desse feito, a queda de rendimento no time começou a ser visível, dando lugar ao seus substituto, o goleiro Bruno, que atualmente não defende mais o Palmeiras, e agora deu lugar a Deola, que parece que vem agradando a todos no clube.
A última partida de Marcos, foi contra o Avaí, no dia 18 de setembro de 2011, na ocasião a equipe do Palestra Itália, empatou com o time catarinense em 1 a 1, porém, nunca mais depois desse dia, os torcedores palmeirenses virão Marcos vestindo a camisa.
Bom, não estamos aqui para julgar ou falar do Marcos a pessoa, e sim Marcos o goleiro, que muito fez para defender o Palmeiras e é certo de uma coisa: o que ele fez, jamais será esquecido por todos nós, sejamos palmeirenses, santistas, corintianos ou são paulinos, mas sim, por nós brasileiros. Obrigado Marcão, ou melhor São Marcos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário