sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os craques também envelhecem

     Como todos sabemos,. ultimamente a crise na Europa anda muito grande, fazendo com que grandes jogadores brasileiros, de fama internacional, busquem voltar ao seu país de origem.
     Porém, não é só uma crise que afeta os jogadores buscarem nova vida aqui no Brasil, a idade e a força física contam também. 
     Podemos pegar o exemplo de Ronaldo fenômeno, aposentado desde o ano passado, quando afirmou não ter mais condições jogo, devido ao seu excesso de peso e algumas lesões que fizeram do craque ontem, um aposentado hoje.
     A carreira de Ronaldo, sempre foi de muito sucesso em grandes clubes da Europa, sendo o mais marcante em sua carreira, o Real Madrid na era das grandes estrelas, quando Beckham, Figo, Zidane, entre outras grandes feras do futebol mundial, sendo os dois últimos citados já aposentados, fizeram a alegria dos madrilenhos com uma época de títulos e glórias. Mas foi em 2009, no Corinthians, que além de visar o alto poder de marketing, decidiu contratar Ronaldo mesmo sem ritmo de jogo e totalmente fora do peso e com uma idade um pouco mais avançada, mas que rendeu bons frutos, conquistando dois títulos pelo time paulista, sendo um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.




(Craques do passado que fizeram a alegria dos grandes clubes brasileiros e mundiais)


     Porém, em 2011, o craque anunciou sua aposentadoria, como dito acima, e apenas o que nos resta hoje é ver os vídeos e fotos que o atacante deixa para os apaixonados pelo futebol.
     Ano passado, foi a vez do São Paulo anunciar a contratação de mais um pentacampeão mundial pelo Brasil, Rivaldo, que no auge de quase seus 40 anos, conseguiu convencer o duro Juvenal Juvêncio, presidente do tricolor paulista, a vestir a camisa 10 e ser um dos comandantes do time nas competições, porém não vingou na equipe e logo teve que se contentar em se desligar do clube.
     Mas Rivaldo ainda quer continuar na ativa, pode não ser mais o mesmo Rivaldo da Seleção Brasileira, Barcelona ou Palmeiras, mas o jogador ainda afirma que tem lenha para queimar, e pelo seu Twitter oficial, o craque eterno camisa 10, anunciou que irá jogar na Angola, pelo Kabuscorp, atual vice-campeão angolano, mas essa contratação não foi bem vista pelo ex-jogador Müller, que afirmou que Rivaldo deveria jogar no Mogi-Mirim, time no qual o jogador em atividade é presidente.
     Há muitos outros craques no auge de seus 40 anos que conseguiram dar alegrias ao povo brasileiro ou mundial, como o craque baixinho Romário, que chegou aos 1.000 gols na carreira, com mais de 40 anos, e atualmente Túlio Maravilha, que com 42 anos de idade, busca marcar época como um dos atacantes que chegaram aos mil gols na carreira, e com idade avançada.
     Mas não são só jogadores de linha que encerram sua carreira devido lesões, na última semana o goleiro Marcos do Palmeiras, anunciou oficialmente o término de sua carreira, e que se diz emocionado de ter passado o que passou, e ainda ter seu nome marcado na história do futebol mundial.
Não podemos dizer quando exatamente um jogador deve encerrar sua carreira se não ele mesmo, pois com a idade chegando o limite do corpo vai nos avisando, e sendo um atleta bem preparado fisicamente o importante é mostrar que na vida profissional a idade ainda é uma adversária a ser vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário