O futebol que o Barcelona impôs sobre o Santos, foi de alto nível, e deu uma repercussão imensa na imprensa, que noticiou como algo de outro mundo, o show que a equipe espanhola deu para cima do Santos.
A força excessiva de seus jogadores, fez com que o time santista, fosse um mero espectador na partida, podendo até dizer que não houve uma partida de futebol, mas sim, um jogo a parte do Barça.
Maior ainda foi a audácia de Giuseppe Guardiola, técnico do Barça, que escalou o time em um esquema de 3-7-0, sem nenhum atacante, com Messi, Xavi, Fábregas, Iniesta, Daniel Alves, entre o resto dos jogadores que participaram da partida, esquema no qual o técnico santista Muricy Ramalho, declarou que seria um "caso de polícia" se fosse utilizado aqui no Brasil. Sendo assim, o time catalão não deu chance alguma de reação ao Santos, que por sua vez, foi até criticado por não ter colocado em jogo, suas arma secretas como Neymar e Ganso, e suas jogadas e tabelas magníficas. É certo dizer que o Barcelona é o melhor time do mundo hoje sem dúvida, porém esse estilo de jogo não vem de hoje. Temos visto durante esses dois dias após o jogo, que a imprensa pegou um histórico de que outros times ou até mesmo seleções, já vinham fazendo o que o Barcelona faz hoje.
Exemplo maior é a seleção holandesa, conhecida como "Laranja Mecânica" nas décadas passadas e o Flamengo de Zico e companhia, que tocavam a bola de maneira rápida, e sem terem vergonha de recuar para a zaga ou até o goleiro, para encontrar espaços e começar a jogada novamente, caso que não vemos mais no futebol brasileiro exclusivamente nos dias de hoje.
A conclusão que podemos chegar é simples: o Santos não perdeu de 4 a 0 para um time, mas sim, para o melhor time, que até muitos da própria Europa como Manchester United, Milan e o maior rival Real Madrid, não conseguiram parar, fazendo com que a equipe de Guardiola, fique para sempre marcada na história do futebol mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário