quarta-feira, 6 de junho de 2012

As crias das categorias de base

     Muito comum hoje em dia, ver meninos com 16, 17 e até 18 anos, despontando em grandes clubes de futebol, no cenário nacional e até internacional algumas vezes, como futuros craques e candidatos à se tornarem ídolos, começando sempre pela categoria de base.
     Os casos mais recentes, sem dúvida que teremos que nos espelhar e citar são de Messi (Barcelona) e Neymar (Santos). A vida dos dois principais jogadores do mundo hoje em dia, começaram um dia nas categorias de bases de seus respectivos clubes.
     Começamos por Neymar. Menino frágil, de aparência sempre alegre, e destacando-se sempre por seu estilo no corte de cabelo, fez do novo craque santista, ser considerado uma jóia raríssima que apareceu no gramado em que o eterno "Rei Pelé" fez história com a camisa santista.
     Quando ainda era mais novo, o camisa 11 do Santos, chamou a atenção do então poderoso Real Madrid, clube espanhol que qualquer garoto da idade de Neymar sonha em jogar quando se inicia na carreira futebolística, não convenceu o então desconhecido menino.


(Messi e Neymar: crias das categorias de base, que despontam no cenário mundial)


     O tempo se passou, e Neymar aos 17 anos ganhou sua chance de jogar pelos profissionais do Santos, e desde lá, não decepcionou nenhum grande torcedor fanático pelo peixe, vencendo títulos importantes como o Campeonato Paulista e a Libertadores, e que sonham até hoje, ver o garoto-sensação como eternamente o novo "Rei da Vila" .
     Por outro lado, temos o lado de Lionel Messi, argentino, 24 anos, que simplesmente já ganhou nos últimos 3 anos, 3 vezes o troféu de melhor jogador do mundo pela FIFA, e claro, despontando como o grande centro das atenções mundiais, jogando pelo seu eterno clube, o Barcelona da Espanha.
     O garoto Messi, com 12 anos, sofria de nanismo, uma doença que o impedia de crescer. Logo, o time espanhol, simplesmente "abraçou" a causa de ajudar o garoto relativamente pobre, a pagar seu tratamentos, que deu um bom resultado, começando sua carreira nas categorias de base do clube catalão.
     Até hoje, Lionel Messi, além de ter ganho como melhor jogador do mundo citado acima, também conquistou pelo Barcelona, duas Ligas dos Campeões da UEFA, 2 Mundiais de Clubes, sendo o último em cima do Santos de Neymar, sendo considerado por muitos o confronto do século, além de títulos nacionais pelo Barça.
     É isso caro leitor ou leitora, esperamos ver cada vez mais grandes craques como Neymar e Messi, sendo os alvos do mundo, fazendo com que o futebol nunca morra, mas sim, renasça com grande potencial nos pés desses garotos que um dia serão eternizados em seus clubes de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário